Um novo Cruzeiro! Uma campanha de marketing que quase deu certo

 

Foto: Gustavo Aleixo


Quem não criou expectativas? Quem não se empolgou? Quem não comprou a ideia? Quem não acreditou na comunicação da nova diretoria? Óbvio que não foram todos, mas a grande maioria com certeza acreditou que realmente iriamos ver um novo Cruzeiro. Eu por exemplo subi no pico mais alto da ilusão, confiei na proposta da diretoria, de que as coisas iam realmente mudar. Porém sabemos que não está acontecendo.


O presidente Sérgio Santos Rodrigues tomou a frente da instituição e com pouco tempo de gestão, adotou uma comunicação forte e direta com o torcedor. Fez a campanha "um novo Cruzeiro". Na qual prometeu uma reconstrução geral do clube, organização financeira, organização interna, transparência e dentre outros mais. Aliás o ponto mais forte, mais citado na campanha foi a transparência, que por sinal pouco teve aqui, caso contrário não estaríamos nessa situação.


Tudo estava saindo como planejado no início. Os salários estavam sendo quitados em partes, o clube prestava satisfação para a torcida sobre o que estava sendo feito internamente, o porquê de certas decisões, a diretoria presente o tempo todo nos canais de comunicação, enfim, a minha expectativa de reconstrução ainda estava alta.


Porém a mesma diretoria vem decepcionando a cada dia mais a sua torcida e aos poucos vemos que, de novo, não tem nada! Velhas atitudes sujas continuam sendo realizadas por aqui. O Cruzeiro não entrega aquilo que foi prometido na sua campanha de marketing, que por sinal, é só isso que o time tem feito, marketing! E mesmo assim, não tem fidelidade com a sua comunicação, com a sua campanha.


E por que não tem? Vamos lá!


A opinião da torcida não importa. Como uma diretoria se diz mais próximo de seu torcedor, se diz fiel ao seu torcedor, sendo que não ouve ele. Antes mesmo de Ney Franco assumir o comando do time, a torcida já pedia a saída de Enderson Moreira. Era evidente que o Enderson não tinha mais o comando do time, se é que um dia teve. Não tinha mais o que fazer, não tinha mais clima para a sua permanência. Tudo que ele poderia fazer, foi feito e o fato de não ter obtido sucesso, não foi culpa somente dele, pode ser que o elenco é que não absorveu a ideia, não conseguiu executar o planejamento do técnico. Já era unanimidade o pedido de saída do Enderson, porém, a diretoria que se dizia saber o que estava fazendo e que confiava no treinador, resolveu segurá-lo. O que só nos fez perder tempo e perder mais pontos. O treinador foi demitido e antes mesmo de anunciar um novo nome, volto a dizer: ANTES DE ANUNCIAR! Ou seja, dava tempo de voltar atrás. Antes de anunciar o Ney Franco, o nome foi absurdamente rejeitado pela torcida, acredita-se que nunca houve uma rejeição tão grande. E mais uma vez, o pedido da torcida foi ignorado. O presidente afirmou que a decisão foi tomada pela razão, já a torcida agiu pela emoção.


Está certo que é preciso equilibrar as emoções na hora de tomar certas decisões. Mas devemos concordar que existem situações e situações Sr. presidente! Uma rejeição de mais de 90% não é emoção. O profissional que estava deixando o clube teoricamente tinha mais nome, não conseguiu desempenhar o trabalho, uma fase onde não tem mais espaço para aposta. Diante disso tudo, o Sr. Sergio Santos Rodrigues optou pela sua razão e julgou mais de 90% de rejeição da torcida ser nada além de emoção. E com certeza a melhor decisão foi peitar a torcida e trazer um nome duvidoso rejeitado e com a esperança que ele faça aquilo que o anterior não fez. "Tá certo".


Pessoas que continuam empregadas no clube e ninguém consegue explicar por qual motivo essa pessoa está lá. Não entendo como Deivid possa ser tão intocável, sai diretoria, entra diretoria e ele permanece lá fazendo não sabemos o quê! Ou o Cruzeiro deve alguma coisa, ou ele deve ser muito gente boa e ninguém tem coragem de dispensá-lo, talvez ele seja o contador de piada lá da toca, aliás, agora sabemos o que ele é, diretor de futebol. Enfim, não é a primeira vez que ele ganha um cargo que não tem experiência por aqui. Nome como o de Benecy Queiroz, que como diz o presidente, tem anos de Cruzeiro. Quer motivo melhor pra desfazer todo o vínculo que ele tem com o time? Anos lá dentro do Cruzeiro e não viu nada, não sabia de nada, não tinha culpa de nada. "Tá certo".


Um clube pode não ter dinheiro, pode não ter recursos, pode não ter profissional qualificado e várias outras coisas. Mas organização é o mínimo que se deve ter, e o melhor, é de graça. Uma coisa é dita por um que é desmentida pelo outro, quem é o mentiroso da história? Jogadores são afastados do elenco dias antes do antigo treinador sair. Foi perguntado de quem foi a decisão pelo afastamento desses atletas e o Enderson Moreira responde que não partiu dele, que veio de cima e que os mesmos iriam esclarecer o motivo. Os atletas são reintegrados ao elenco e ai já não se sabe mais nada. Vai jogador, volta jogador e o amigo de todos, Deivid, vários dias após o acontecido, diz que a decisão do afastamento veio de Enderson Moreira. Ai vai de cada um a escolha em quem acreditar.


A parte mais falada durante a campanha, é a que mais deveria ter sido sustentada, a transparência. Pois quando as coisa pareciam que estavam caminhando, estava tudo legal, presidente aparecia na mídia o tempo todo, tudo era exposto, live do presidente, que inclusive, acho incrível essa iniciativa do Sr. Sérgio Santos Rodrigues de fazer as lives semanalmente e acho que deve continuar sim. Porém o que não deve acontecer é esperar uma live na quinta feira pra esclarecer algo que aconteceu na segunda. Existem coisas que devem ser esclarecidas imediatamente e não pode esperar live agendada no final da semana. E é nesse ponto que todos estamos insatisfeitos, o desparecimento da diretoria nos últimos dias. Diante das últimas derrotas, os últimos vexames, ninguém fala mais nada, rede sociais do presidente calada, ninguém vem a público esclarecer os acontecimentos extracampos, ninguém mais sabe o que acontece internamente, jogadores que ninguém quer sendo largado na toca e ninguém explica o porquê. Ou seja, a diretoria têm sido tão transparente que até sumiu.


Uma campanha de marketing bem pensada, um novo Cruzeiro. Bem pensada se o futebol que é o principal estivesse funcionando, mas como não está, a crise voltou e gestão dela têm sido péssima. Todo o discurso que foi feito no início, aos poucos vem caindo em contradição, comunicação falha. As pessoas que estão lá pra resolver parece que não sabem o que fazer e praticam atitudes de velhos diretores. Hábitos velhos que prejudicaram o clube e que não agradam a torcida. O novo Cruzeiro volta a ser o mesmo e enquanto isso o sofrimento do torcedor só aumenta, a esperança vai descendo pelo ralo e parece que está tudo bem, está tudo sobre controle.


Eu sinceramente não vejo o time terminando o campeonato no G4, e não me culpe por isso. Não me chame de pessimista, de pé frio e nem diga que você é mais torcedor do que eu porque acredita no acesso e eu não. Uma coisa é ser torcedor, outra coisa é ser bobo e cair em papinho de que está tudo bem e no final vai dá tudo certo, porque não vai dar! E por pensar assim que estamos nesse buraco. Não se engane, abra os olhos pra realidade que o time vive e pro futebol medonho que está sendo apresentado. Hoje eu não acredito no acesso, devo ser sincero. Futuramente quero mudar de opinião, pelo amor de Deus. É preciso mudança, e que seja pra ontem, pois se continuar do jeito que está, nossa briga vai ser outra.


26 comentários:

  1. Texto bem pé no chão. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Rapaiz, que a diretoria do Cruzeiro tenha acesso a esse texto. Belo desabafo. Sinto o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Texto bem escrito e realista!
    Na verdade o presida do gel pensa que engana a torcida com lives e falas mentirosas enquanto o cruzeiro parece a casa da Mãe Joana! Mais organização, mais transparência e mais comprometimento é o que está faltando!

    ResponderExcluir
  4. Vinte um jogadores contratados esse ano e não temos time ! Será que é só incompetência do diretor de futebol ? Não afastaram os conselheiros envolvidos nas irregularidades! Já estão falando que esse presidente é só lero-lero !!!!!

    ResponderExcluir
  5. Time que tem DAvid de diretor e ex jogadores escaldos por contrato é isso ai Jogadores como Fabio. Leo , Manoel, Henrique, Sasá, marquinhos gabriel, e agora o super reforço de merda Jadson, nao deveriam nem estar no clube mais e o tal tecnico pau mandado os escal ate machucados e lembrando que ainda teima com kaike e o tal machado sem cabo.. dificl demais ou estes jogaores saem ou o clube de futebol vai realmente cair de novo. Infelizmente nao podemos ir no campo vaiar do inico ao fim estes caras.. e vida que segue

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Gustavo.
    Falou tudo que nós, cruzeirenses, temos em mente e não temos a quem falar.
    Pena que não seremos ouvidos.

    ResponderExcluir
  7. Que esse grito de alerta chegue aos ouvidos da direção do nosso Cruzeirão CAbuloso. Precisa voltar para o seu lugar de origem e que nunca deveria ter saído. Dá-lhe, Dá-lhe Cruzeiro...Seremos campeões..

    ResponderExcluir
  8. Ô time doidão. Diretorias mais ainda, todos cegos de língua grande.Um clube que tem SERGIO BATORÉ BOCA DE CAÇAPA com salário de $100.000,00 q nada faz a não ser garoto propaganda do ZEZÉ PERRELA,(até hoje),um DAVID outro intocável que nada faz, parasita até ser convidado pra ser diretor(????) de futebol. SASSÁ, um trombador que não sai de campo sem cartão amarelo ou expulso. TEM muitos ali que qualquer Zé ninguém (diretor) mandaria embora com uma economia violenta p/ o clube CLUBE DOIDÃO SEM NOÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo comentário! Muito coerente com a nossa realidade. A verdadeira face atual do clube.

    ResponderExcluir
  10. Decepção total ,Fora Fábio, Léo, Porra do Henrique, Cabral, Moreno, Giovanni, Ney Fraco, Deivid, Benecy.

    ResponderExcluir
  11. Decepção total ,Fora Fábio, Léo, Porra do Henrique, Cabral, Moreno, Giovanni, Ney Fraco, Deivid, Benecy.

    ResponderExcluir
  12. Pra começar meu amigo, mude o nome de sua coluna. Maior de Minas, isto está dando é azar!

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi o que vc quis dizer, estou acostumado a 'DESCOBRIR' o que as pessoas escrevem em blogs e colunas de jornal...Mas tem gente que não tem essa capacidade(desculpa a falta de modéstia). Meu conselho: ESTUDE MAIS, TREINE MAIS, PRATIQUE MAIS...O TEXTO QUE VC PUBCLICOU É UM LIXO COMPLETO, MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  14. Campanha de marketing medíocre, só caiu nela quem quis. Sergio tinha ligações com Perrela, chamou Gilvan para renovar o estatuto. Todo o modelo de gestão foi mantido. A mesma forma de investir em jogador velho e fazer contrato por dois ou três anos, deixando de lado jovens promessas. Treinadores que tem a cara da derrota. Um coisa precisa ficar clara ..o cruzeiro não quebrou para ganhar títulos, quebrou por desviar dinheiro, contratos absurdos, ser o paraíso de empresários. Aliás o ano que mais gastou foi o ano que caiu. Os títulos deveriam servir para potencializar ganhos..mas quanto mais dinheiro entrava mais saia. Virou um cabide de emprego!! A doutrina mano, de que perder não é problema no brasileiro, basta jogar mata mata (se perder no mata mata é do jogo) criou um clube que não se importa.com derrota. Essa era.mano criou uma Cultura de nao busca da vitória, e esses remanescentes são todos assim, e são os líderes. Era muito fácil não cair, mas o cruzeiro simplesmente não sabe mais ganhar!!! É bizarro, mas isso vem desde a era Mano. O Cruzeiro não consegue disputar.pontos corridos!! É um time que parece que está esperando um lance de sorte em um mata mata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos notícia da forma que alguns títulos foram "conquistados" e por certo esse é o motivo pelo qual alguns permanecem no clube. Qual a glória disso?

      Excluir
  15. Sorte. Muuta sorte de garimpeiro. Mas, Mano era o Cara, Fabio era o. cara, Leo era o cara, Manoel era o cara. Títulos revelaram que era pura sorte. Os caras não conseguem reverter. Com sinal aberto é muito fácil dirigir. Alguma coisa aconteceu pra estes caras ganharem tanto.Será que era dinheiro?

    ResponderExcluir
  16. A maior vergonha de Minas.Ainda bem que existe o tal do Atlético .

    ResponderExcluir
  17. Rumo à série C!!!!!!!! VOLTA BDILSON BATISTA!!!!! KKKKKKK

    ResponderExcluir
  18. A soberba precede a ruína! Enqto nao houver humildade, não haverá recuperação. Melhor começar falando em não cair, depois em acesso. Esse ano não sobe, quiçá ano q vem. Pela gestão q hoje tem, não volta tão cedo. A arrogância vai segura-lo anos nas divisões inferiores do Brasileiro. Quem viver, verá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já penso que o futuro será tal qual Siderúrgica, Ipatinga...

      Excluir
  19. O clube, o time, os jogadores, a torcida, todos arrogantes e soberbos. Não é o maior de Minas (por certo na dívida e na arrogância, sim), não têm elenco pra subir e não se desfazem de alguns figurões que ali estão há anos. Por exemplo, o que segura Benecy no Clube?

    ResponderExcluir
  20. Sugiro o nome 'O pior de Minas'

    ResponderExcluir
  21. A verdade é que não sabemos o teor dos contratos feitos. Há lendas de que existem contratos com cláusulas obrigam presença dos jogadores em todos os jogos nos quais estejam aptos a jogar ou de limitação de partidas sob pena de aumentar valor de parcelas ( lembram do que era dito do contrato do Romero ? ) ou coisas ainda que nem imaginamos, todas protegidas por cláusulas de confidencialidade... e que se comentadas, exporiam quem os assinou de forma mortal pra torcida e imprensa.... Fora outros podres que costumam correr por baixo dos panos ( o "causo" do Benecy pode não se o único na historia dos clubes, mas uma vez tendo ganho visibilidade nacional, no minimo deveria ter tido uma resposta do clube e uma geladeira pro dito cujo, mesmo que fosse um aposentadoria.... ) e que sequer imaginamos, mas que fazem o dirigente da hora ter que rebolar e isso tudo "amarrando" técnicos, assim como são poucos os que gostariam de entrar numa barca com suspeita de furo no casco..... É fato que o saldo do calderão não é bom e limpar toda essa caca vai levar tempo e muita zoação dos adversários

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário...
Comentários ofensivos e depreciativos serão excluídos do site. Respeite as regras.

Tecnologia do Blogger.