O que esperar de Zé Ricardo no Cruzeiro?

 


O Cruzeiro contratou recentemente o técnico Zé Ricardo para ocupar a vaga deixada por Pepa, após a demissão do técnico Português. Essa foi a primeira contratação de um técnico Brasileiro na era SAF do Cruzeiro Esporte Clube. Mas, o que fez o Cruzeiro optar pelo treinador?

No início de sua trajetória com o futebol profissional, o técnico obteve bons resultados, conquistando o título do campeonato Carioca de 2017 com o Flamengo e no final do mesmo ano, classificando o Vasco para a Libertadores. É até estranho escrever sobre, que um técnico campeão do estadual ter trocado de clube durante a temporada e classificou o rival para a Copa Libertadores... Mas esse é o futebol brasileiro, que não mantém a efetividade dos treinadores e promove constantes mudanças na liderança do grupo. Esse é o reflexo do trabalho do Zé Ricardo, daí em diante: Poucos jogos, menos de 10 - 30 a frente dos clubes que passou, com um aproveitamento médio olhando as estatísticas.

Zé Ricardo não foi bem recebido na sua chegada ao clube, tendo protestos por parte da torcida justamente pelo histórico profissional, mas como disse, se formos analisar o histórico, o treinador teve um ótimo aproveitamento nos 3 clubes do Rio de Janeiro. Ano passado também alcançou um bom percentual de vitórias no Vasco e graças ao seu bom trabalho no início da temporada, refletiu no restante do ano, ao qual o clube obteve êxito no acesso para a série A.

Logo no primeiro confronto do Cruzeiro no Brasileirão, tivemos a chance de observar um Cruzeiro com maior movimentação, buscando jogar para cima do Santos e isso representou o placar de 3x0 para a raposa no final da partida. O que chama bastante a atenção, foi na retomada do Nikão ao seu bom futebol, o mesmo que o rendeu a camisa 10 celeste e até mesmo a sua contratação, um grande reforço para a temporada mas que estava tendo problemas extracampo e por isso não conseguia entregar  o seu bom futebol em campo. Acredito que a vinda do técnico Zé Ricardo possa ter contribuído para isso, pois o treinador é formado em Educação Física e isso contribui muito pois é uma área de muito estudo, não só técnico e tático mas também pelo lado da psicologia. Somado a conversa, ao apoio com o jogador e a confiança em o colocar em campo, o reflexo foi a melhor partida do nosso camisa 10 desde a sua chegada, essencial para a vitória do Cruzeiro e a conquista dos 3 pontos, fora de casa.

A expectativa para os próximos jogos é de buscar a retomada com a raposa na competição e preparar o planejamento para a próxima temporada. Temos um elenco forte, bons atletas, reforços certeiros no meio da temporada e agora um treinador que sabe usar o que tem. A vinda de Zé Ricardo se assemelha muito na chegada do técnico Marcelo Oliveira e que sua passagem seja vitoriosa como o treinador Bicampeão Brasileiro no Cruzeiro.

Boa sorte Zé Ricardo!

2 comentários:

  1. Não se pode esperar nada de um treinador que nunca ganhou nada de expressivo. Também não se pode esperar nada dele pois o elenco só tem jogadores burros. E ser tecnicamente mediano não é o problema... o problema é que são burros, sem visão alguma de jogo. sem visão de equipe e acima de tudo têm medo de ficar com a bola. Qto ao Goleiro é fraco e adora levar gol de falta e de longe

    ResponderExcluir
  2. Acho que não dá pra esperar nada. O time é ruim! Preguiçoso! Ele não é corajoso, não investe em mudança de jogo ou de mentalidade. Vi, ontem, entrar com Gilberto, que não produz

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário...
Comentários ofensivos e depreciativos serão excluídos do site. Respeite as regras.

Tecnologia do Blogger.