Oh meu Cruzeiro, eu te apoio até o final!

Foto: Divulgação Cruzeiro

O Cruzeiro enfrentou, e ainda enfrenta, uma grande turbulência na atual temporada. Um desvio de caminho, por resultados negativos em sequência e de maneira inesperada.

Após a conquista do Campeonato Mineiro, já sem apresentar o bom futebol demonstrado no início do ano, uma série de derrotas, para Flamengo, Internacional e Fluminense, em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, e para o Emelec, na última partida da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores.

Além disso, no primeiro jogo da Copa do Brasil, contra o tricolor carioca, apesar de um empate, com gol sofrido no último lance, o desempenho foi pífio. Apenas um chute a gol durante todo o jogo. É isso mesmo, foi um jogo de um chute, um gol, e muita pressão sofrida.  

A queda brusca de desempenho foi assustadora e, com isso, vieram as dúvidas. O ataque ficou inoperante, o meio de campo passou a deixar inúmeros espaços para o adversário e até a zaga, antes tão confiável, passou a falhar bastante e a sofrer muitos gols. Jogadores como Rodriguinho, Fred, Thiago Neves e Edílson passaram a ser questionados. A cabeça do técnico Mano Menezes estava pronta para ser deposta.

Será que superestimamos o nosso elenco, após jogos do fraquíssimo Campeonato Mineiro e com um grupo relativamente tranquilo na CONMEBOL Libertadores?

As críticas chegaram com força, por grande parte da imprensa e, principalmente, por boa parte da torcida. Com as críticas, vieram também muitos boatos, muitas informações que começaram a ser veiculadas e algumas delas, sinceramente, não faziam muito sentido. Voltaram à tona as reportagens sobre as finanças e sobre elenco rachado. De uma hora para outra, passamos de um time invicto e candidato a vários títulos, para um time com futebol pobre, previsível e sem inspiração.

A série negativa do Maior de Minas foi um prato cheio para a oposição. Se quando estamos bem e emplacamos uma série de vitórias, eles tentam, a todo custo, nos derrubar, um momento de instabilidade é a festa da aldeia. O Cruzeiro incomoda muita gente.

É fato que caímos muito de produção. Não dá para deixar isso de lado. Coincidência ou não, em anos anteriores, o nosso time passou, também, por momentos de instabilidade e, ainda assim, conquistou títulos importantes no final do ano. Essas quedas de rendimento são normais, mas somente até certo ponto.

O estilo de jogo implementado por Mano Menezes não nos proporciona um futebol dos mais bonitos. 

O time mescla jogos memoráveis com desempenhos ruins. Parece que o Cruzeiro só joga para valer quando tem vontade. Acredito que a essa altura do campeonato, com 3 anos de trabalho, a torcida já tenha se acostumado a isso. Gostem ou não, deu resultado até agora. O futebol poderia ser mais vistoso, mas, com o futebol de resultado, foram 2 conquistas de Copa do Brasil e não há como tirar os méritos do Mano e do grupo de jogadores. 

No entanto, o nível de apresentação chegou no seu pior momento. As últimas partidas do Cruzeiro foram tenebrosas. A esperança de que o time iria acordar no momento das partidas de mata-mata ficou um pouco estremecida após o jogo contra o Fluminense. E, ainda há mais por vir. Após a parada para a Copa América, teremos o confronto com o River Plate pelas oitavas-de-final da CONMEBOL Libertadores.

Há motivo para desespero? Acredito que não. Afinal, tenho certeza que o time argentino não gostou nada de nos enfrentar nessa fase da competição. O respeito pela La Bestia é muito grande. Não devemos temer nada e ninguém.

Precisamos, sim, mostrar a nossa força. O momento é de união, de apoio. Esse time já nos mostrou do que é capaz.

Eu entendo que há muita coisa a melhorar no Cruzeiro. Dentro de campo, o time parou de corresponder às nossas expectativas e, fora dele, a política virou um turbilhão de brigas e disputas de ego. As nossas finanças estão à beira de um colapso e a principal discussão das pessoas é saber se a culpa disso é da antiga gestão ou da atual diretoria.

A reformulação do programa de sócio torcedor desagradou muita gente. Por falar nisso, Sócio 5 estrelas, até hoje vocês não tomaram nenhuma providência sobre os pontos expirados de grande parte de seus sócios.

São muitos os pontos que podemos criticar e cobrar uma mudança, de postura e de atuação.

Por ora, os jogadores e a comissão técnica precisam colocar os pés no chão e trabalhar. Trabalhar muito, no bom jeito mineiro, bem quieto, comendo pelas beiradas, para mostrar que o elenco é bom e pode reverter esse cenário desfavorável. Menos preocupação com os stories e mais foco no futebol.

A torcida, mais uma vez, precisa carregar o time nas costas. Nossa história sempre mostrou que, na hora que o Cruzeiro mais precisa, a China Azul abraça o time e o leva a grandes conquistas. Apesar de tudo aquilo que nos desagrada, jogadores, técnicos e dirigentes vão passar e o Cruzeiro vai ficar.
Sabe quem mais continuará aqui? Nós, torcedores apaixonados e que desejam apenas o melhor para o seu clube de coração.

Se o time não melhorar seu desempenho e resultados, se os problemas financeiros continuarem, se o clube não se posicionar em questões importantes, se o respeito para com o torcedor desaparecer, pode saber que a nossa cobrança será forte.

No momento, vamos fazer aquilo que está ao nosso alcance imediato: apoiar o time. Sem o nosso grito na arquibancada será muito mais difícil reencontrar o caminho das vitórias.

Comecemos a nossa reviravolta no próximo jogo, contra a Chapecoense, no campo do América/MG. Vamos lotar o estádio e empurrar o nosso time para mais essa vitória.

Quando o manto celeste entra em campo, nada mais nos interessa. Nas boas e nas más, estamos juntos e fechados com o Cruzeiro.

Oh meu Cruzeiro, eu te apoio até o final!

11 comentários:

  1. Tem alguns jogadores, hoje titulares absolutos e imexiveis, que não jogariam nem no meu time de BOTÃO...

    ResponderExcluir
  2. Fora Tiago Neves, Fred, Egídio, Edilson, Henrique, Mano.

    ResponderExcluir
  3. Até o final com as Marias. É o final chegou. Assistam o fantástico. Devem 500 milhões em calotes e mais do que isso dê outras coisas. O time será impedido de jogar partidas oficiais é o fim. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma crise que provocará nova mudança de nome, cores, endereço. Mudarão tudo, menos a viadagem e a falta de carater.

      Excluir
  4. Os torcedores apoiam mesmo, pois recebem dinheiro para tal, esta diretoria é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  5. Não vou mais ao estádio equanto está diretoria estiver lá

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Final nao sua franga, apenas o comeco, seu pesadelo ainda vai chegar!

      Excluir
  7. Esses jogadores dados como garantia jamais voltariam ao Cruzeiro. Turma de Pilantras.

    ResponderExcluir
  8. Realmente "O maior(caloteiro) de Minas. Que piada esse time. kkkkk

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário...
Comentários ofensivos e depreciativos serão excluídos do site. Respeite as regras.

Tecnologia do Blogger.