Sábado é dia de Brasileirão, pro Cruzeiro é o início da caminhada rumo ao penta!

Foto: DENIS DIAS/Gazeta Press

Vai começar tudo de novo! Sábado se inicia o Campeonato Brasileiro. Um campeonato super difícil, longo e cansativo, torneio que exige muito das equipes, não apenas um bom time titular, mas também um bom time reserva. Pra quem quer ser campeão, isso é necessário. Durante um ano, muitas coisas imprevisíveis podem acontecer, como lesões, cansaço acumulado e outras. Além disso, competições que cruzam esse apertado calendário, jogos pesados duas vezes por semana na maioria dos casos, viagens longas por todo o país em horários fora do comum. Seria preciso explicar geografia pra federação brasileira que muitas das vezes marca jogo no domingo em Recife contra o Sport, ou em Salvador contra o Bahia às 11h, e já na mesma semana, dois dias depois, tem jogo no Sul, às 22h. 

Mas time que quer ser campeão deve encarar as dificuldades, pois não tem nada melhor do que terminar a temporada levantando uma taça de campeonato nacional, ainda mais sendo o Campeonato Brasileiro. Que pra mim, sem dúvidas está no Top 5 do mundo. Diferentes de outros países, aqui no Brasil, o torneio começa com 10 a 12 times candidatos ao título, de 20 participantes. Até a metade do campeonato, você tem do primeiro ao oitavo, ou até o décimo na disputa.


Por isso dou muito valor ao nosso Brasileirão. Não é qualquer um que ganha, tem que ser muito bom, não mais ou menos, ou como costumam dizer, " ter um timezinho bom". Se fosse simples assim, time que não ganha à 46 anos, já teria ganhado novamente. É disputado desde 2003 em pontos corridos, o que deixa muito mais justo. Porque só assim, a equipe mostra que tem capacidade e qualidade de se manter por 38 rodadas. Lembrando que em 2003 e 2004, o campeonato teve 46 rodadas e em 2005, foram 42 rodadas.


Ninguém ganha o Campeonato Brasileiro na sorte, por mais que em algumas partidas pode até ter uma ajuda do apito ou da tal "sorte", o campeão só se torna campeão por méritos totais seus. Analisando o histórico de vencedores de décadas atrás, se esse modo de pontos corridos tivesse sido adotado desde a origem do torneio, muitos times que possuem apenas um título no modo anterior, talvez nem teriam esse título hoje. Prova disso são os que chegaram a ter, sei lá... vamos pensar um número aleatório, umas 45 tentativas e ainda não conseguiu repetir o feito.

E se ganhar uma vez é bom, imagina duas vezes consecutivas ? É maravilhoso! Poucos tiveram essa oportunidade. E o Cruzeiro nos deu essa felicidade em 2013/14. O que me deixou viciado em ser campeão brasileiro. E já estou com saudades desse título, foi horrível ficar fora da disputa nos últimos três anos, e por isso acredito que este ano, o Cruzeiro voltará com tudo pra brigar por esse troféu.

Time e elenco pra isso, sabemos que tem. Talvez seja um pouco mais complicado pelo fato da libertadores também ser um grande desejo da torcida e da diretoria pra esse ano, levando em conta que as duas competições irão terminar provavelmente na mesma semana. Mas mantendo a concentração e a competência, é possível sim!

A estréia do Cruzeiro já é neste sábado, as 16h no Mineirão, e é só contra o Grêmio, atual campeão da libertadores, ou seja, jogo tranquilo, molezinha. Deixando de lado a ironia, a equipe celeste já tem uma difícil missão. E como sempre digo, "tem que começar ganhando". Pra trazer confiança e moral pro grupo, e quer oportunidade melhor pra ganhar moral pra continuidade dos jogos do que vencer o tão temido Grêmio? Não né. Então vamos com tudo pra cima dos gaúchos e mostrar pros outros adversários que voltamos com fome de vencer e que três anos sem brasileiro já nos basta! Vamos la bestia!

Forte abraço e simbora Cruzeiro!  

2 comentários:

  1. Se contratassem o narrador do UFC Bruce Buffer... IT'S TIME!!!! Rhoodes da SPORTV: Calcem suas chuteiras, vistam suas camisas, Separem as meninas de rosa dos meninos de azul! Separem os multi-campeões do Brasileirão dos mono títulos ou dos sem títulos! Bora prá porrada!!!! IT'S TIME!!!!

    ResponderExcluir
  2. It's time to start losing... Let's go.... Dá-lhe Grêmio !!!!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário...
Comentários ofensivos e depreciativos serão excluídos do site. Respeite as regras.

Tecnologia do Blogger.